Muito se tem falado sobre o bem estar nas empresas, sobre planos de “wellbeing” e medidas anti stress.

Estes temas são da maior importância e têm de ser falados pelos gestores  que querem gerir empresas onde os bons resultados e o “engagement” são uma realidade; no entanto, apesar do poder das palavras ser imensurável, são as ações que têm como consequência o verdadeiro bem estar.

Passar das palavras aos atos, defender medidas práticas e com resultado é o caminho.

O valor das faturas destas medidas não é um custo, é um investimento com retorno na felicidade e na paz de espírito das pessoas,  que tem como consequência direta os resultados positivos das Empresas. A tão repetida frase “As empresas são as Pessoas” não podia deixar de ser referida neste contexto, pois são as pessoas que geram valor acrescentado e resultado, e estes serão proporcionalmente diretos ao nível de bem estar dos Colaboradores.

As empresas de sucesso têm de apresentar resultados, e sobre isto não há quaisquer duvidas, mas é do equilíbrio entre o estar-bem dos Colaboradores e a satisfação do Cliente que se obtêm resultados positivos.

Quando pensamos no nosso plano interno de bem estar, ouvimos os nossos Colaboradores e desse feedback encontramos soluções, que nos permitem neste momento ter no nosso plano mais de 40 medidas efetivas que vão da saúde ao lazer, do bem estar à família, do desenvolvimento às condições salariais, da saúde física à saúde mental e têm como principal objetivo dizer que quando é necessário estamos aqui. O nosso slogan: A cuidar de Si, é uma realidade, e cuidamos verdadeiramente, quando perante crises financeira decidimos atribuir cerca de mais um salário a todos os trabalhadores, quando em pandemia assegurámos todos os postos sem recorrer a nenhum mecanismo legal de redução horária, quando em condições atmosféricas críticas o teletrabalho a 100% é uma realidade, quando antecipamos valores salariais sempre que é solicitado, quando oferecemos ações financeiras da Allianz gratuitamente, quando perante problemas de saúde mental temos sempre disponível apoio psicológico, quando em momentos de maior pressão disponibilizamos ginástica laboral e massagens, quando perante um pico de trabalho acentuado e prolongado proporcionamos a todos os colaboradores um dia fora da empresa com ações diferenciadas e de humor, quando não esquecemos as famílias e consequentemente Cuidamos de todos os nossos Colaboradores.  Afinal,  investir e ter resultados positivos não é o objetivo de todas as empresas? Esta é a questão que lanço.

Artigo escrito por Helena Sequeira - Diretora de Recursos Humanos da Allianz Partners Portugal