Empresa revela três mudanças de mentalidade necessárias para alcançar melhores resultados nos sistemas de saúde.

Lisboa, 25 de janeiro

Segundo o relatório ‘’States of Mind Health‘ da Allianz Partners, apenas um terço (33%) dos maiores de 65 anos se preocupam com o risco de sofrer doenças crónicas, como doenças cardíacas, AVC e diabetes 1, apesar do facto de a doença crónica ser a principal causa de morte a nível mundial e a maior dificuldade que os sistemas de saúde enfrentam. Com os sistemas de saúde mundialmente sob tensão este Inverno, o relatório alerta que os desafios sistémicos a longo prazo correm o risco de deixarem de ser uma prioridade.

Estas são algumas das principais tendências apresentadas no relatório publicado pela Allianz Partners, líder mundial em serviços de seguros e assistência.

Baseando-se nos conhecimentos dos principais peritos da indústria, bem como nos dados da própria opinião pública da Allianz Partners, o relatório destaca três mudanças de mentalidade que podem ajudar os sistemas de saúde a enfrentar os desafios abrangentes e sistémicos, atualmente:

·        Recentrar-se na prevenção em vez de na cura.

·        Capacitar mais pessoas para os cuidados de saúde.

·        Desbloquear o verdadeiro potencial da saúde digital.

Como tal, o aumento da consciencialização e o envolvimento do público com as doenças crónicas ou não transmissíveis (NCD) torna-se de importância vital, para que os países possam reduzir a pressão sobre os sistemas de saúde, hoje e no futuro. Isto é especialmente factual no contexto de uma população global em envelhecimento: à medida que as pessoas vivem mais tempo com doenças crónicas, a dificuldade das NCDs irá aumentar significativamente.

O relatório salienta, ainda, uma necessidade urgente de nos concentrarmos em medidas preventivas - como mudanças nas dietas, redução do tabagismo e do consumo de álcool - que reduzam o risco de DANTs (Doenças e agravos não transmissíveis). Argumenta também que é necessária uma maior capacitação do paciente para melhorar a sua experiência e encorajar a mudanças de comportamento. Por outro lado, ocorrem sinais preocupantes nos dados do inquérito da Allianz Partners em que apenas 46% dos inquiridos em toda a demografia afirmaram que querem ter um papel mais ativo na sua própria pós-pandemia de cuidados de saúde.

A fim de aumentar a proatividade dos doentes, os profissionais de saúde devem compreender melhor as barreiras que as pessoas enfrentam e fazer um melhor trabalho em "conhecer os doentes e onde eles estão", influenciando através das comunidades locais e de grupos familiares.

Os sistemas de saúde devem também continuar a empenhar-se na evolução da saúde digital como forma de permitir uma melhor saúde preventiva e um maior envolvimento dos doentes. Embora a conveniência domine frequentemente em torno do debate sobre os serviços de saúde digitais, o relatório destaca a necessidade de se concentrar no potencial único da tecnologia da saúde, em áreas como a recolha de dados em tempo real e nas principais barreiras à adoção, tais como a disparidade de acesso.

Nos últimos anos assistiu-se a um aumento considerável da utilização e concentração nos serviços de saúde digitais entre a população. Os dados da Allianz Partners revelam também um aumento de 26 pontos na utilização de teleconsultas, nos últimos dois anos, entre as famílias jovens. No entanto, continua a existir uma divisão digital acentuada entre gerações. Conclui-se que apenas 39% das pessoas com mais de 65 anos estão a utilizar ou considerariam utilizar a telemonitorização médica, de acordo com os dados da Allianz. Estes dados contrastam com 66% das famílias jovens.

Paula Covey, Diretora de Marketing para a Saúde da Allianz Partners, afirma: "Não estou convencida de que a pandemia tenha sido um catalisador para a maioria das pessoas mudarem os seus comportamentos relacionados com a saúde. Vimos algumas tendências que sugerem que algumas pessoas modificaram os seus estilos de vida para se tornarem mais saudáveis, mas a minha sensação é que isto foi motivado principalmente por pessoas que já estavam a começar a ser proactivas sobre a sua saúde antes da pandemia. Muitos outros acharam mais difícil ser saudável nos últimos anos.

"Com os sistemas de saúde em todo o mundo a lidar com desafios este Inverno, não podemos dar-nos ao luxo de privar as condições crónicas, ou as mudanças de comportamento que reduzem muitos dos riscos. Precisamos de aprofundar a nossa compreensão das questões e potenciais soluções para a crise de saúde em câmara lenta que se está a desenrolar, capacitando os pacientes a assumir uma maior responsabilidade pela sua saúde e fazendo melhor uso das novas tecnologias agora disponíveis".

O Dr. Umbereen Nehal, antigo Chief Medical Officer e diretor médico da Medicaid, atual candidato ao MBA do MIT Sloan Fellows, acrescenta: "Há um risco real de que os profissionais de saúde e os sistemas de saúde assumam que alguém não tem responsabilidade pessoal se o seu envolvimento na saúde for visto como não científico - por exemplo, se estiverem a seguir práticas de saúde de uma cultura não europeia.

"Dispensar pessoas é profundamente contraproducente. Ser desligado com profissionais de saúde não invalida que seja desligado com a saúde. Os sistemas de saúde devem aproveitar melhor as redes no seio das comunidades e das famílias, bem como criar uma saúde digital acessível a todos, para trazer as pessoas para dentro do círculo dos cuidados de saúde. Um melhor envolvimento é essencial para a obtenção de melhores resultados em matéria de cuidados de saúde".