O turismo continua a sua tendência ascendente e prepara-se para a campanha de Natal. Os dois últimos meses do ano são fundamentais no mercado das viagens, em que as pessoas aproveitam os feriados, as férias e a oferta de destinos para a época de inverno. Para além disso, as companhias aéreas e as empresas de alojamento promovem ofertas e descontos da Black Friday, o que constitui um incentivo para as reservas e para as políticas de viagem.

A tecnologia e a necessidade de nos sentirmos protegidos alteraram a forma como viajamos nos últimos anos. O perfil do viajante de hoje procura quatro requisitos essenciais: segurança, proteção, acessibilidade e rapidez. Por esta razão, o seguro de viagem vem juntar-se às estatísticas do sector.

Se olharmos para os dados da Black Friday 2022, 66% dos viajantes subscreveram seguros de férias em todas as suas formas, mas estes são especialmente elegíveis quando o destino é fora da União Europeia, uma opção mais do que habitual nesta altura do ano. Neste caso, os clientes optam por apólices premium. No ano passado, 44% escolheram os Estados Unidos, contra 31% que optaram pelas principais capitais europeias (Londres, Paris, Roma, Viena, Praga...). Aidiconalmente, as viagens de negócios também são comuns. Durante a Black Friday 2022, representaram uma percentagem significativa do número total de apólices de seguro subscritas.

O comportamento dos clientes também se alterou, mostrando-se cada vez mais exigentes, preferindo gerir as suas próprias viagens. Para isso, o telemóvel é o aliado, através do qual os viajantes fazem reservas, organizam actividades, organizam os seus documentos e fazem seguros de viagem. Segundo dados do mês de setembro, 70% das apólices foram geridas através deste dispositivo.

A campanha Black Friday deste ano será, sem dúvida, marcada pela inflação. O mercado das viagens é arrastado pelo aumento dos custos dos últimos meses, nomeadamente dos transportes e da eletricidade, e os clientes pela perda de poder de compra. Mesmo assim, as previsões são positivas: a tendência do sector do turismo deverá continuar a aumentar.